O câncer de pênis é um tumor raro, que embora possa atingir homens jovens é mais incidente em homens com mais de 50 anos. A doença está relacionada principalmente à má higiene íntima e ao excesso de prepúcio (pele que reveste a glande) em homens que não fizeram a circuncisão. A infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) também é um fator de risco para desenvolver a doença.
O câncer de pênis apresenta como manifestação clínica mais comuns ferida ou úlcera persistente; tumoração localizada na glande, prepúcio ou corpo do pênis; secreção com mau cheiro; pele do pênis mais espessa ou com alterações na cor.
A prevenção da doença começa com medidas simples de limpeza diária do pênis com água e sabão, principalmente após as relações sexuais e a masturbação. Fazer a cirurgia de fimose que dificulta a limpeza adequada é outro fator de prevenção. Utilizar preservativo é imprescindível em qualquer relação sexual, diminui a chance de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus HPV, que está associado ao câncer de pênis.
Em casos de algum dos sintomas procure o urologista para avaliação. O câncer de pênis apresenta elevada taxa de cura ao ser diagnosticado precocemente.
O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais. Entre os tratamentos mais indicados estão a cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Dr. Leandro Ferro
CRM-GO 10461 / RQE 6861
- Urologista;
- Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia;
- Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA);
- Pós-Graduado em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Atendimento:
ONCORE
Órion Business, Sala 3708, Setor Marista, Goiânia, Go.
Telefone: (62) 3412-8633
WhatsApp: (62) 98621-1030
INGOH
Rua 87, nº 598, Setor Sul, Goiânia, Go.
Telefone: (62) 3226-0200 / (62) 3414-8800
ENCORE
Rua Gurupi, Qd. 25, Vila Brasília, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: (62) 3230-1800
Câncer de pênis Goiânia