Hoje escolhi trazer o assunto câncer de próstata para falar com você, pois essa é a segunda neoplasia que mais atinge os homens, ficando atrás apenas do melanoma. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 72 mil novos casos, a cada ano, até 2025. Fato que torna esse tumor maligno o terceiro mais incidente (10,2%) na população brasileira.
Esse número é alarmante, mas faz parte da nossa realidade. Uma das ferramentas para combater essa doença é a informação, principalmente, quando disseminamos a importância do diagnóstico precoce. Por exemplo, a descoberta dessa neoplasia ainda em estágios iniciais pode aumentar a eficácia do tratamento e as possibilidades de cura.
Com isso, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens comecem o monitoramento a partir dos 50 anos. Contudo, se houver casos na família, a idade para iniciar os exames deve ser conversada com o especialista, já que a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença.
Existem medidas simples que podem ajudar a prevenir esse câncer, como investir em uma alimentação saudável, rica em frutas e evitar o consumo de ultraprocessados. Nesse sentido, outros hábitos também são importantes, por exemplo, a prática de atividade física, manutenção do peso adequado à altura, redução do consumo de álcool e, claro, não fumar.
Se você está nessa idade, agende uma consulta e vamos conversar.
Dr. Leandro Ferro
Urologia
CRM GO – 10461
RQE 6861