Atividades físicas após a cirurgia

Pode ou não? Que tipo de atividade é permitida? Qual intensidade? Geralmente, com quanto tempo o paciente é liberado para atividades como corrida, musculação, luta?

Avaliar post

A prática de atividade física é sempre bem-vinda na busca por saúde e qualidade de vida. Não seria diferente após uma cirurgia. Entretanto, logo após um procedimento cirúrgico – seja no trato urinário ou na região da próstata, é preciso seguir o repouso indicado pelo seu médico. Geralmente, realizar uma caminhada leve, de poucos minutos e pequeno percurso, evitando esforço e obstáculos como escadas.

É claro que isso varia conforme o procedimento realizado, a técnica utilizada e o quão invasiva foi a cirurgia. Cada caso é um caso e você deve seguir a orientação da sua equipe médica. Em algumas situações, com o auxílio da robótica, tem-se um processo de recuperação mais rápido, o que também se reflete no intervalo de tempo em que o paciente será liberado para a prática de atividades físicas como corrida, pedal, musculação, natação, lutas e outras.

No geral, o prazo estabelecido para o retorno dos exercícios mais intensos e que exigem mais esforço físico é de 60 a 90 dias. Contudo, isso não significa que o paciente deverá passar dois ou três de cama, em repouso absoluto. O retorno (ou início, para quem levava uma vida sedentária) dos exercícios físicos também poderá se dar de forma gradual, respeitando os limites do corpo, havendo liberação médica e sob supervisão de um profissional.

A atividade física já é bem-vinda desde antes dos procedimentos cirúrgicos. Explico melhor: a prática médica, atualmente, é de orientar os pacientes a se exercitarem nos meses ou semanas que antecedem a cirurgia para o fortalecimento muscular, que pode amenizar sintomas como incontinência urinária, por exemplo, comum após alguns tipos de procedimentos. Parênteses aqui para uma ressalva: a depender da cirurgia, técnica e área a ser operada, a prática de atividades físicas deve ser suspensa de dois a três dias antes da cirurgia. Verifique sempre com o seu médico sobre a conduta e preparo indicados para o seu caso.

Os benefícios de se exercitar são inúmeros não só após um procedimento cirúrgico, mas a qualquer momento da vida. Vários estudos já constataram que se exercitar regularmente ajuda na prevenção a vários tipos de câncer e outras enfermidades. E realizada no prazo correto e com supervisão de um profissional, a atividade física será sinônimo de bem-estar, relaxamento mental, além de auxiliar na recuperação total do organismo após a cirurgia.

Resumindo, a atividade física com moderação e cautela é sua aliada, também, na recuperação após a cirurgia. Para as práticas mais intensas, que exigem grande esforço físico, e para evitar complicações no pós-operatório, aguarde a liberação e siga a orientação do seu médico.

Em meu consultório adotamos técnicas minimamente invasivas e contamos com o auxílio da tecnologia para oferecer aos pacientes mais segurança e tranquilidade no procedimento, além de uma recuperação mais rápida e com menos implicações no dia a dia normal da pessoa.

Agende sua consulta e confira as soluções cirúrgicas e preparação física indicadas para o seu caso.

Dr. Leandro Ferro

Dr. Leandro Ferro CRM-GO 10461 / RQE 6861 -Urologista -Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia; -Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA); -Pós-Graduado em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Telefone: (62) 3236-0200 WhatsApp: (62) 9 9608-9937

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
(62) 3226-0200
Whatsapp
Agende sua consulta
Agende sua Consulta